domingo, 28 de agosto de 2011

JANELAS PARA O PASSADO

Estudante de história da Funedi/UEMG coleciona fotografias antigas de Divinópolis.

É sempre bom olhar para uma fotografia antiga e imaginar como era a vida naquela época, para além daquele pequeno enquadramento capturado pelas lentes da câmera. E tem gente que leva a sério o hábito de apreciar fotos antigas. É o caso de Daniel Venâncio de Oliveira Amaral, estudante do 4º período do curso de História da FUNEDI/UEMG, que coleciona fotos antigas da cidade de Divinópolis.

Na coleção de Daniel tem fotografias de todos os tipos: paisagem, famílias, pessoas, lugares, esporte, cotidiano da cidade e também documentos antigos. “São aproximadamente oito mil fotos” diz o estudante, enfatizando o fato de que todas as imagens estão armazenadas em seu computador, e não em papel.

O interessante é que Daniel nunca teve muito interesse por história. Segundo ele quem gostava mesmo era seu pai, José Venâncio, que até produziu vídeos da história de algumas cidades da região como Carmo do Cajuru e Santo Antônio do Monte. “Eu sempre o ajudava na edição dos vídeos, então eu comecei a me envolver com isso”, diz ele. Mas foi depois que produziram um vídeo sobre o bairro Niterói (de Divinópolis) que começaram a chover fotografias antigas para ele e o pai. As pessoas os ofereciam as fotos para que pudessem incluí-las em um vídeo futuro. Outros vídeos foram produzidos, então ele começou a armazenar as imagens que são escaneadas e devolvidas aos donos.

As mais antigas são do ano de 1945, mas tem imagens de diferentes fases do desenvolvimento da cidade de Divinópolis. Observando as fotografias mais antigas, Daniel afirma que a cidade era realmente pacata, sem muita estrutura ou urbanização. Segundo ele, “percebe-se também que a religião católica tinha uma influencia muito grande, como em uma fotografia da inauguração da ponte de madeira do bairro Niterói, de 1845, em que a cerimônia de inauguração conta com alguns padres fazendo uma missa”.  

Para quem se interessa pelo assunto, o curso de História da FUNEDI produziu um jornal intitulado “O arauto”. “O jornal tem a proposta de resgatar a história antiga em notícias escritas como sendo atuais. Ou seja, o jornal é todo diagramado como os jornais da atualidade, porém as noticiais são de anos atrás”, relata Daniel. “Temos matérias, por exemplo, sobre o carnaval em Divinópolis que acontecia na Av. Primeiro de junho e sobre o esporte e escolhemos o bairro Niterói para ilustrar o esporte antigo da cidade”, acrescenta. Para conhecer a publicação é só procurar os alunos do 4º período do curso de história, que fica no bloco 2 da FUNEDI/UEMG, e retirar um exemplar gratuito. Ou acessar, também, o blog dos alunos: http://www.festanahistoria.blogspot.com/


Abaixo alguns exemplares da coleção de Daniel.









Por: Mariah Vianna e Renato de Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário