terça-feira, 1 de março de 2011

Brasileiros já podem declarar Imposto de Renda


Começou na última terça-feira (01/03) o prazo para que os brasileiros façam a Declaração de Imposto de Renda (IR). A data limite para fazer a declaração será o dia 29 de abril. Nessa etapa as pessoas físicas que receberam no ano passado a quantia superior a R$22.487,25 devem ficar atentas para fazer a declaração. Quem perder o prazo poderá pagar uma multa mínima de R$165,74. Em 2011 o processo será feito todo pela internet, com a possibilidade de baixar o programa, através de downloads, e enviar o documento arquivado para a Receita Federal.
Outra novidade para este ano é a declaração conjunta de casais homossexuais, que vivem juntos há mais de cinco anos. Agora eles podem declarar o parceiro como dependente. As regras também são válidas para os casais heterossexuais.
A Receita Federal estima que sejam apresentadas 24 milhões de declarações e já liberará a primeira consulta ao lote de restituições no dia 15 de junho. O contribuinte que se cadastrar pelo site da Receita, receberá uma mensagem de sms em seu celular sempre que uma nova restituição estiver disponível para resgate.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário