quinta-feira, 31 de março de 2011

Mudanças alimentares na Quaresma

Durante a Quaresma, os cristãos tradicionais deixam de consumir carne vermelha, principalmente nas quartas e sextas-feiras. Devido à abstinência, o consumo de ovos e de carnes brancas, como os peixes, aumenta consideravelmente, elevando a venda desses produtos durante essa época do ano. Além disso, durante a Semana Santa, o consumo de bebidas alcoólicas diminui, porque muitas pessoas deixam de ingerir álcool como forma de penitência ou alguma outra crença.

Atualmente, o costume de se abster de carne vermelha vem perdendo ritmo e até mesmo caindo em desuso, principalmente pelos mais jovens. Com uma formação católica tradicional, a senhora Osídia abre mão da carne vermelha na Quaresma, mas não se importa que outras pessoas deixem de fazer como ela. “Se eu não der conta de comprar (peixe) eu fico sem, mas num como não (risos). Hoje eu rejeitei churrasco e não comi. Meu menino levou lá na porta, eu falei não, hoje eu não como carne não.”, afirma.  

Já para Alvimar Dias, a Quaresma é um período normal, sem nenhuma alteração no cardápio. “Já tive já, sabe?! Só que eu mudei esse hábito, porque (...) eu cheguei a crer que não adianta, igualzinho, muitas pessoas tem essa tradição, né? Na Quaresma não come carne , num bebe, né? Mas chega na Páscoa, faz totalmente ao contrário, come muita carne, churrasco, bebida. Então, eu cheguei num ponto assim, pelo que eu vi até hoje, pra que fazer?”

E para atender clientes e consumidores que não consomem carne vermelha, os restaurantes, bares e supermercados precisam modificar seus cardápios. Entram no 'menu' nesse período os omeletes e aumenta a procura por peixes, como o bacalhau. Segundo Jorge Alves, comprador do setor de perecíveis de um supermercado de Divinópolis, há uma mudança nos ingredientes dos alimentos fabricados na padaria, substituindo presunto, carne moída por peixe ou frango. “Nós temos aí também os agregados, que a gente considera agregado, que é o setor de padaria, onde a gente faz uma diferenciação no mix da padaria, né? Que produtos que a gente levava presunto, a gente punha carne moída, hoje a gente coloca peixe, a gente coloca o frango” disse Jorge Alves.

A Quaresma para os católicos é um período de purificação da alma e do corpo. A mudança no cardápio possibilita a desintoxicação do organismo devido aos abusos diários na alimentação como ingestão de muitas frituras, carnes e poucos vegetais.
A estudante de nutrição Ariene Silva, orienta às pessoas que não comem nenhum tipo de carne, para que consumam ovo e leite, porque ambos são fonte de proteína. Além disso, ela recomenda: “Associar sempre o grupo dos cereais, que seria, por exemplo, o arroz, massa em geral, com o grupo das leguminosas, que seria por exemplo o feijão. Porque aí vai ter todas as proteínas que você precisa; todos os aminoácidos essenciais.” 

Outras dicas são: para uma melhor absorção dos nutrientes, após as refeições é indicado tomar um suco ou comer uma fruta cítrica, como laranja ou limão. A escolha ideal é a de alimentos grelhados ou assados, porque durante o processo de fritura os alimentos tendem a perder suas propriedades nutricionais. E é bom dar preferência pelos peixes ricos em ômega 3, como a sardinha e o bacalhau.
Alguns cuidados na hora de comprar peixe:
  • Verifique a higiene do local e dos funcionários que manipulam os produtos;
  • Quando o peixe estiver fresco é preciso observar se as escamas e a cauda estão firmes, se as guelras estão vermelhas e os olhos brilhantes; 
  • A carne do peixe não deve se separar dos ossos; isso é sinal de deterioração; 
  • Outro sinal de deterioração é quando, ao apertar a barriga do peixe, a pele demorar a voltar;
  • Em caso de peixes congelados, fique sempre atento ao prazo de validade, à vedação do produto e ao resfriamento deste; se a temperatura do congelador condiz com as instruções da embalagem;
  • O peixe deve ser a última coisa a ser comprada no supermercado para garantir o resfriamento do mesmo. E ao sair do mercado, vá direto para casa para colocá-lo na geladeira. (Fonte: Vigilância Sanitária)
Reportagem: Fabrício Terrezza, Júlia Medeiros e Larissa Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário