sexta-feira, 18 de março de 2011

O Fio e a Navalha


"Minha Casa Minha Vida" tem novo nome em Divinópolis (MG)


Em Divinópolis, milhares de pessoas foram ao Parque de Exposições no último dia 13 de fevereiro, no Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais, para o sorteio de aproximadamente 1.300 casas do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”. Na manhã daquele domingo, em cada olhar atento e ansioso, as quase dez mil pessoas tiveram a esperança de sair do “aluguel”. Determinada, à população escapou um detalhe: uma mensagem simbólica do governo local: “Divino Lar” - “A prefeitura realizando o sonho da casa própria” – o mote em questão é de uma campanha realizada em Divinópolis para pegar carona no projeto do Governo Federal que tem investimento de 48 milhões de reais, destinados ao Programa “Minha casa, Minha vida” em Divinópolis. Após o sorteio, a emoção de ver o nome contemplado esconde o verdadeiro beneficiador, fonte de tal assistência.

Além deste desentendimento intencional causado pelas diferentes nomenclaturas dos projetos, fartamente veiculado nas emissoras de televisão locais em “horários nobres” repetindo o nome “Divino Lar”, um outro grave problema, desta vez, não escapou à fiscalização de cada cidadão: das mais de 1200 pessoas sorteadas, aproximadamente duzentas, apenas, são mulheres. O edital do governo federal é claro sobre a preferência para as mães de família, no entanto moradores reclamaram devido ao fato de os maridos terem realizado a inscrição da família para receber o benefício governamental. Em outra situação, um inscrito com 34 anos foi contemplado em duas categorias: “deficientes” e “idosos”. Pelas regras do edital publicado no site da Presidência da República, uma mesma pessoa ou família não pode receber mais de uma casa.

Com relação ao sorteio em si, na opinião deste articulista que acompanhou o processo, a forma do sorteio “presencial”, ou seja, mais de 10 mil pessoas acompanhando o evento, poderia ter causado mais problemas além dos “quase infartados” no local. Um assunto que causa tamanha comoção deveria ser televisionado em tempo real. Outros problemas ocorreram em meio ao processo, até mesmo por ter sido a primeira vez que a gestão municipal de Divinópolis que realizou o concurso das casas, Após o sorteio constatou-se que uma pessoa foi sorteada duas vezes e, outra pessoa que nem se inscreveu teve o nome sorteado – estas irregularidades foram “aventadas” por uma comissão de vereadores, criadas para acompanhar o sorteio. Há suspeitas de que funcionários públicos tenham sido beneficiados. As fraudes estão sendo investigadas pelo Ministério Público, caso sejam confirmadas as denúncias, a comissão de vereadores que investiga o caso pedirá a anulação do sorteio que reuniu milhares de pessoas e sonhos naquela manhã de domingo, no parque.

Fabrício Terrezza

Nenhum comentário:

Postar um comentário