sábado, 19 de março de 2011

Campeonato Brasileiro pode ser transmitido em várias emissoras


No “racha” do Clube dos 13, clubes negociam diretamente com emissoras de TV

Os direitos de transmissão das edições do Campeonato Brasileiro 2012, 2013 e 2014 via Clube dos 13 são da Rede TV!. O anúncio dado nesta última sexta-feira, dia 11, provocou polêmicas e dissenções por parte dos clubes brasileiros e seus torcedores. Alguns destes clubes se posicionaram de maneira contrária e decidiram fazer as negociações individualmente, sem necessidade de intervenção de outra instituição, como é o caso do Corinthias, que chegou até se desvincular do Clube dos 13. A meu ver, o que parece ser apenas uma disputa de emissoras e clubes por status e visibilidade pode ser também uma mudança significativa na venda de produtos e reposicionamento de marcas no mercado futebolístico, mas principalmente de fragmentação das exibições do campeonato. Neste sentido, a briga pelo primeiro lugar em audiência é apenas um elemento das  várias discussões em torno das “novidades” do Campeonato Brasileiro 2011, que não tem como foco a abrangência na transmissão ou, em qual canal de TV o torcedor prefere assistir os jogos. Quem dera tivéssemos este conforto! Neste início de ano a pergunta é “Quem paga mais?”.

Ao longo de mais de 25 anos a Rede Globo estabeleceu uma parceria com os clubes para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Relação contestada muitas vezes pelos torcedores mineiros não por causa da transmissão, umas das melhores do mundo por sinal, mas pela
“simpatia” de alguns narradores. Um exemplo clássico é o canto e os gritos das torcidas nos estádios com xingamentos direcionados a tal narrador. Apesar deste fato isolado, a Globo mantêm relação estreita com seus telespectadores que praticamente já estão habituados aos horários dos jogos: na quarta-feira após a novela; e no domingo a tarde. Este ano, a emissora decidiu não continuar com as negociações junto ao Clube dos 13 já que não contava com a cláusula de preferência ao seu favor. Por sua vez, a Rede Record desistiu após a saída de alguns clubes do Clube dos 13. Com isso, a Rede TV! assume os direitos das próximas edições do campeonato, porém, alguns clubes irão negociar seus jogos diretamente com as emissoras abrindo possibilidades. Nesta disputa a Rede Globo saiu na frente para fechar negócio com Grêmio por 60 milhões por ano, e oferecer proposta à Corinthias, Flamengo, entre outros clubes, sendo assim, acredito que não será novidade para ninguém que a receita dos times de grandes torcidas cresça gradativamente este ano devido a uma venda mais abrangente que os outros.

Em Minas Gerais, apenas o Atlético definiu seu futuro. Segundo o Presidente do clube, Alexandre Kalil, as negociações serão feitas por intermédio do Clube dos 13, decisão esta, oposta ao rival que optou por negociar diretamente com as emissoras. A decisão tomada pelo Cruzeiro não agradou Kalil que contestou a posição do rival. Segundo o Presidente do Atlético a não participação do Cruzeiro provocará um prejuízo muito alto ao longo do campeonato, isso porque se os dois clubes mineiros comprassem o pacote de produtos da mesma emissora, conseguiriam um desconto. Zezé Perrela afirmou nesta última segunda-feira, dia 14, que não irá sair do Clube dos 13, porém irá negociar individualmente e que, inclusive, já ouviu a proposta da Rede Globo e aguarda a posição da Record. Penso que esta decisão da diretoria do Cruzeiro é uma aposta no crescimento das vendas de produtos devido à ascensão do time. Há quatro anos consecutivos o clube participa da Copa Libertadores da América e se mantêm entre os cinco primeiros do Campeonato Brasileiro. Por isso, a possível troca de emissora neste momento realmente não seria o mais indicado.

Esta novela ainda deve perdurar no mínimo até o início do campeonato, já que existe possibilidade de alguns clubes fecharem negócio com a Rede Record. Entendo que a solidificação do Campeonato Brasileiro, enquanto um produto de empresas, se deu junto a uma única emissora de TV e que seria um começo bom para o processo de democratização dos veículos de comunicação no país, porém, acredito que esta nova etapa do futebol brasileiro irá dispersar o campeonato em várias emissoras, na medida que a Rede TV! conseguiu sua parcela junto ao Clube dos 13. A Rede Globo já negociou com alguns clubes e deve fechar com outros e a Rede Record, por sua vez, já avisou que não ficará para trás e que quer transmitir os jogos. A meu ver, esta pode ser uma oportunidade para repensarmos a abertura de espaços na televisão para outros esportes como o vôlei e o basquete, esportes em ascensão em Minas Gerais, principalmente às vésperas de um evento tão importante quanto às Olimpíadas (2016). Aliás, o Brasil pode ser considerado o país do futebol, mas creio que pode ser também de outros esportes!
 
Wanderson Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário